Aposentados e pensionistas também têm a opção pelo telefone 135
Da Redação (Brasília) – O segurado da Previdência Social não precisa se dirigir a uma Agência da Previdência Social (APS) para muitos serviços, inclusive atualizar o endereço. O aposentado ou pensionista encontra na página da Previdência o atalho “Atualização de Endereço”, no centro da tela inicial. Ao clicar sobre o atalho, aparece uma janela solicitando o número do benefício, a data de nascimento do beneficiário e o CEP.
Para os segurados e demais pessoas físicas, a atualização é feita pelo atalho “Serviços” (à esquerda da tela inicial). Depois, basta clicar em “Segurados e Pessoas Físicas”, digitar o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), ou o PIS ou o PASEP, ou ainda da Carteira de Identidade e a senha. Esta senha deve ser cadastrada previamente pelo titular em uma APS.
Pela internet, o usuário pode ainda solicitar o agendamento de benefícios, como auxílio doença; fazer o pedido de reconsideração e pedido de prorrogação; se inscrever na Previdência Social; consultar o andamento de processos; entre outros.
Os segurados e beneficiários da Previdência Social têm, ainda, a opção de vários serviços pelo telefone 135. A ligação é gratuita, se feita de um telefone fixo, ou ao custo de uma ligação local, se feita de um celular.