Ouvidoria da Sefaz é eficaz canal de comunicação com o contribuinte
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Com a finalidade de aperfeiçoar constantemente os serviços prestados pelo Fisco estadual, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) dispõe de um eficaz canal de comunicação com os contribuintes: a Ouvidoria.
Por meio dele, o cidadão pode apresentar reclamações e denúncias sobre os serviços disponibilizados pelo Fisco estadual e solicitar informações gerais. Nesses casos, a equipe da Ouvidoria tem até 10 dias úteis para comunicar, por escrito, ao contribuinte as medidas corretivas adotadas pelo Governo na questão denunciada ou apresentar a ele as informações demandadas sobre os assuntos tributários.
O prazo justifica-se pelo fato de que alguns questionamentos precisam ser encaminhados aos setores competentes, para que sejam respondidos com precisão. “Importante lembrar que este meio (Ouvidoria) é o canal formal do registro de reclamações. Se determinada reclamação não for registrada, a Sefaz não consegue apurar as responsabilidades e nem adotar as medidas corretivas”, observa o secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes.
Pelo canal de comunicação, o cidadão também pode apresentar elogios sobre os serviços prestados e sugestões de melhoria. A Ouvidoria Fazendária tem recebido, em média, 500 solicitações por mês.
Vinculado à Ouvidoria Geral do Estado, o dispositivo conta com uma equipe de atendentes disponíveis em horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 18h), de segunda a sexta-feira. São profissionais treinados e especializados nesse tipo de demanda, de modo a garantir que o cidadão tenha a certeza de obter o melhor atendimento possível à sua manifestação.
Para interagir com a Ouvidoria, o contribuinte tem três possibilidades: pelo e-mail ouvidoria@sefaz.mt.gov.br; pelo portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br, em banner localizado na lateral direita) ou se dirigir a Agência Fazendária de Cuiabá, onde funciona o canal de comunicação. Vale destacar que o cidadão não precisa se identificar