A Campanha Guardião do Estradeiro, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), chega nesta sexta-feira (31.08) ao município de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). A campanha visa orientar caminhoneiros sobre o perigo de se fazer dupla jornada de trabalho, com abuso de medicamentos para coibir o sono os chamados rebites.
A prática é nociva ao caminhoneiro e ainda pode comprometer a segurança dos demais motoristas que trafegam pelas estradas. Durante a campanha, além de orientações educativas, seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro, serão realizados exames oftalmológicos, de diabetes e aferição de pressão.
Para o procurador do trabalho, Paulo Douglas Almeida Moraes, é necessário ocorrer um resgate da cidadania do trabalhador rodoviário. De acordo com a coordenadora de educação para o trânsito do Detran, Renata Freitas, muitos caminhoneiros se submetem à dupla jornada de trabalho por não conhecerem a lei. “Eles não sabem que postura ter diante da empresa, justamente por não conhecerem seus direitos”.
A campanha foi aberta na última sexta-feira (24) em Primavera do Leste. Desde quarta-feira está em Nova Mutum. Na sexta-feira será vez de Sinop. Ainda receberão a campanha, as cidades de Cuiabá, Campo Verde, Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres e Sapezal. Em Sinop as atividades acontecem no posto Trevão, das 12 às 23h.