Ao evitar as queimadas você proporciona uma melhor qualidade de vida para todos, ajuda a frear o aquecimento global e diminui os problemas respiratórios da população. Neste sentido, Mato Grosso está se esforçando para ajudar na preservação do meio ambiente. O Estado conseguiu uma redução de 73,4% no número de focos de calor de janeiro a junho deste ano comparado com o mesmo período de 2007. Para continuar com esta redução e conscientização, o Governo do Estado iniciou neste mês a campanha de conscientização ‘Evite Queimadas, Abra o olho enquanto é tempo’, que será veiculada até o mês de agosto. Dizer não ao fogo é uma forma de mostrar respeito à vida.
Os cantores Zezé di Camargo e Vanessa da Mata, e os jornalistas Milton Neves e Cynthia Benini contribuem com a campanha de conscientização e com o Governo de Mato Grosso. Eles aceitaram participar das gravações cobrando apenas cachês simbólicos. Os quatro participantes gravaram cinco comerciais, um no qual todos aparecem juntos, e o restante com participações individuais. Ao todo serão veiculados doze comerciais de televisão, quatro de rádio e outros quatro publicados em veículos impressos.
Os outros sete vídeos foram gravados com depoimentos de pessoas que de alguma forma foram atingidas diretamente pelas queimadas. Um exemplo é a senhora Maria Souza, moradora do município de Peixoto de Azevedo. Ela teve sua propriedade invadida pelas chamas e ao acordar durante a noite encontrou o fogo já próximo à sua casa. No Coxipó do Ouro, a senhora Tereza Freitas comenta sobre a amiga em que ela teve que socorrer após ter sido queimada durante um incêndio florestal. Os depoimentos foram gravados em diferentes regiões do Estado e mostram exemplos reais de como a população é atingida pelo fogo.
O secretário de Comunicação do Estado, José Carlos Dias, explica que full-banners e outdoors também fazem parte da campanha contra as queimadas. “O período de três meses escolhido como prazo de veiculação para os informativos foi escolhido por representar a época mais seca do ano, logo, com o maior número de focos de calor”, ressaltou.
Outra frente de conscientização promovida pelo Governo acontece no meio rural junto aos proprietários de chácaras e fazendas. O Estado fará a orientação sobre o período proibitivo de queimadas, que se inicia no próximo dia 15 de julho e vai até 15 de setembro, podendo esse prazo ser prorrogado dependendo das condições climáticas.
Os proprietários rurais serão alertados a respeito da aplicação de multas e uma série de outras ações preventivas. “Esse é um trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano pela Secretaria de Meio Ambiente, através de educação ambiental, capacitação, monitoramento via satélite e outras ações preventivas”, destacou o chefe da pasta, Luis Henrique Daldegan.
Em casos onde a conscientização não for suficiente, o Governo já testa o uso do pó químico Licet/F, que funciona como uma barreira impedindo que o fogo se alastre. Esse produto foi analisado em uma queima autorizada e controlada na Usina Itamarati, no município de Nova Olímpia (207 km a Médio-norte de Cuiabá), no início deste mês e teve avaliação positiva do Corpo de Bombeiros.
Para todas estas ações, com o objetivo de coordenar, monitorar e controlar as queimadas e combater os incêndios florestais, o Governo criou o Comitê de Gestão do Fogo, que se reúne a cada 15 dias e discute estratégias de ação para o poder público. O comitê é formado pela Casa Civil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Corpo de Bombeiro, Policia Militar do Estado, Policia Judiciária e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Sema, além de diversos órgãos convidados.
Fonte: DANIEL DINO/ Secom-MT