A Receita Federal do Brasil recebeu até às 12 horas desta sexta-feira (11/4) 8,25 milhões declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). O prazo de entrega começou dia 03 de março e termina dia 30 deste mês.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta às pessoas que não deixem para declarar na última hora. Apesar do sistema ter a capacidade de receber 3 milhões de documentos por dia, o contribuinte pode enfrentar problemas de congestionamento decorrente da quantidade de pessoas tentando acessar o mesmo endereço.
A Receita lembra que não envia e-mail`s sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. Ao receber esses e-mail`s falsos, o contribuinte deve apagá-los imediatamente sem clicar em links e abrir arquivos anexados.
A multa mínima para quem não declarar até o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A expectativa é que cerca de 24,5 milhões de contribuintes entreguem a declaração este ano. Deve declarar quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28 em 2007.