A Delegacia Fazendária, em conjunto com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT), prendeu em flagrante, nesta quinta-feira à tarde (23.10), o gerente da rede de Farmácias Pague Menos, de Cuiabá, por crime contra a ordem tributária, previsto na Lei 8.137/90. A Pague Menos é a maior rede de farmácias do Brasil e atua em 24 Estados do país.
Segundo informações da delegada titular, Luzia de Fátima Machado, a prisão foi feita por agentes que estavam investigando a rede de Farmácias há algum tempo, em razão de uma denúncia do Sindicato de Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Mato Grosso (Sincofarma/MT). Os empresários do setor se sentiam prejudicados pela concorrência desleal.
Nesta quinta-feira, ao chegar uma carga de medicamentos no local, policiais e fiscais da Secretaria de Fazenda constataram que a quantidade de mercadorias era maior que a especificada na nota fiscal, o que levou a prisão em flagrante do gerente. A conferência física das mercadorias continua pelos fiscais e a Delegacia Fazendária está lavrando o auto de prisão em flagrante.
O secretário de Fazenda, Eder Moraes, declara que o Estado está fazendo um esforço fiscal imenso para que a tributação estadual seja socializada. “Isso ocorre por meio do combate à concorrência desleal que alguns setores vêm sofrendo, como este que estamos vendo agora”, enfatiza.
Nos últimos meses, por determinação de Eder Moraes, a Sefaz está realizando trabalho intensivo e sistemático no combate à sonegação de impostos em Mato Grosso. “Estamos priorizando ações para inibir a sonegação fiscal e a parceria com a Delegacia Fazendária, outros órgãos e entidades é imprescindível para tornar mais austera e efetiva a defesa da ordem tributária estadual”, concluiu o secretário.