|
O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, participará nesta quarta-feira (20.06) do I Encontro Luso Brasileiro de Negócios em Biocombustíveis no Paraná, com o objetivo de apresentar o potencial do Centro Oeste e especialmente Mato Grosso para produção de biodiesel.
De acordo com os dados que serão apresentados pelo Secretário, Mato Grosso possui atualmente 20 plantas de biodiesel, sendo nove em negociação, oito em instalação e três em funcionamento. Essas empresas poderão utilizar como matéria-prima a soja, o algodão o girassol e a mamona que são produzidas no Estado.
As empresas Renobrás e Barralcool são as duas plantas de produção de biodiesel com capacidade de produção autorizada pela Agência Nacional de Petróleo. A Renobrás, localizada no município de Dom Aquino, poderá produzir 20 m3/ dia e a Barralcool, instalada em Barra do Bugres, produzirá 166,7 m3/ dia.
Para o secretário Alexandre Furlan, Mato Grosso apresenta uma série de vantagens para produção de biodiesel, como condições climáticas apropriadas para cultivo de oleaginosa, grande extensão territorial com preço da terra muito competitivo, visão sócio-ambiental estabelecida como política de governo, além de possuir o maior rebanho bovino do país, com cerca de 27 milhões de cabeças. “Os 42 frigoríficos aqui instalados abatem cerca de 5,2 milhões de cabeças/ano, produzindo 54,2 milhões de quilos de sebo que podem ser usados na produção de biodiesel, na proporção de 1 quilo para 1 litro, após o processo de transformação”, acrescenta Furlan.
A palestra do Secretário Alexandre Furlan, será realizada nesta quarta-feira (20.06), às 18h, na Sala dos Conselhos (CIETEP), na Avenida Comendador Franco, 1.341, em Curitiba(PR).
|
|