De 17 de dezembro a 7 de janeiro, um pouco mais de meio milhão de trabalhadores (582. 621) compareceram às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para sacar abono do Programa de Integração Social (PIS)/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep). Em apenas um dos últimos dias de dezembro, o pagamento do benefício atraiu 73 mil pessoas.
O alto movimento aconteceu logo após a emissão de cartas a aproximadamente 1,3 milhão de trabalhadores que ainda não tinham apanhado o benefício até o começo do último mês de 2007.
As notificações começaram a ser enviadas em 14 de dezembro. Logo após, foi verificado um aumento na procura pelo benefício nas agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. De 17 de dezembro a 7 de janeiro, 582.621 pessoas sacaram o abono.
A busca se intensificou, especialmente, nos dias anteriores e subseqüentes ao Natal. Foram 245.910 saques entre 17 e 24 de dezembro, com destaque neste último, quando 66.393 beneficiados compareceram às agências bancárias.
No dia 26, a busca pelo abono cresceu ainda mais e atingiu o maior número de saques no mês: 73.100 abonos repassados.
De 1° de julho a 7 de janeiro, 12,8 milhões de trabalhadores sacaram o abono. Esse número corresponde a 90,6% do total de 14, 1 milhão de pessoas que têm direito ao benefício no período 2007/2008 e já é um recorde em valores absolutos e relativos na história.
O resultado motiva a expectativa de que até 30 de junho deste ano, quando será encerrado o exercício financeiro de 2007/2008, 100% dos trabalhadores beneficiados tenham feito o resgate, superando a média anual da taxa de cobertura que varia de 94% a 95% .
Segundo o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), Ezequiel Nascimento, "nunca se conseguiu atingir a meta em tão pouco tempo". Isso, destaca ele, é resultado em parte da iniciativa do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, de encaminhar uma carta, simples e direta, orientando os trabalhadores beneficiados a retirarem o abono no fim de novembro. "É um 14º salário e tem grande impacto para os trabalhadores de baixa renda", afirmou Lupi na ocasião.
Para efetuar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (trabalhadores celetistas) e do Banco do Brasil (servidores).
O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base, cadastrados no PIS/Pasep desde 2002 e que tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias em 2006. Os beneficiários do abono são identificados pela RAIS, declarada anualmente pelas empresas. Por isso, é importante que o trabalhador/servidor sempre atualize o endereço juntamente a empresa/governo que trabalha para que esta o informe ao MTE no momento da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Este ano, a entrega da RAIS ano-base 2007 começa no próximo dia 16.