A Receita Federal do Brasil informa que foi atingida hoje, 3/8, a marca de 1 milhão de notas fiscais eletrônicas emitidas. O projeto, além de trazer evidentes evoluções tecnológicas, demonstra uma consistente integração entre os fiscos estaduais e federal.
As empresas que já emitem NF-e estão obtendo melhorias em seus processos operacionais e tornando viáveis evoluções nos relacionamentos eletrônicos com seus clientes e fornecedores, além da simplificação de tarefas e eliminação de erros.
Não há, por enquanto, a obrigatoriedade do uso dessa tecnologia pelas empresas, mas o crescimento sucessivo e o fortalecimento desse modelo já permitiram à 21 unidades da federação firmarem o Protocolo ICMS 30, de 6 de Julho de 2007, no âmbito do CONFAZ, tornando a adoção da NF-e obrigatória para os setores de fabricação e distribuição de cigarros, produtores, formuladores, importadores e distribuidores de combustíveis líquidos, e ainda os transportadores e revendedores retalhistas de combustíveis - TRR.