A nove dias do término do prazo, a Receita Federal do Brasil recebeu até às 10 horas de ontem (22/04) 12,2 milhões declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). A expectativa é que 24,5 milhões de contribuintes prestem contas este ano.
Apesar do fluxo da entrega estar na mesma proporção do ano passado, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, volta a alertar aos contribuintes que não deixem para fazer a declaração na última hora, pois poderá encontrar dificuldades decorrentes da quantidade de pessoas tentando acessar o mesmo endereço.
O prazo de entrega termina dia 30/4. A Receita lembra que a entrega pela internet, no endereço (www.receita.fazenda.gov.br) poderá ser feita até às 20 horas do último dia. Os contribuintes que optarem pela entrega em disquete e formulário devem estar atentos ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios.
Quem não declarar dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Deve declarar quem teve rendimentos tributáveis em 2007 superiores a R$ 15.764,28.