Add Excluir
  • Notícias
  • ALTERA O TAMANHO DA LETRA
  • A+
  • A-
  • CONCURSO: Nomeados começam curso na próxima semana

  • Atualizado dia: 10/07/2008 ás 08:12
  • Objetivo é ambientar os novos servidores com a rotina do INSS

    Da Redação (Brasília) – Os 1.991 novos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aprovados no concurso público realizado em março, iniciam na próxima semana o curso de ambientação. Dividido em três módulos (teórico, prático e vivencial), ele terá duração de três semanas, cumprindo uma carga de 104 horas.

    No próximo dia 16, quando começa a primeira etapa do curso, os novos servidores irão passar oito horas em uma comunidade, urbana ou rural, que desenvolva algum projeto social. Durante a visita, serão observados os aspectos culturais, educacionais, econômicos e políticos da comunidade. Também serão levantados dados sobre o número de habitantes, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município onde a comunidade está inserida, características e funcionamento do projeto, entre outros aspectos.

    O diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH) do INSS, Dedílson Nunes, explica que a primeira parte do curso, com visitas às comunidades, é uma metodologia nova. “Trata-se de imersão na realidade destas populações para observar, não apenas como vivem, mas também para que possamos contribuir na construção de uma sociedade mais justa, solidária, humana e ecologicamente responsável”, ressalta o diretor.

    Experiência - Após as visitas, os novos servidores terão três dias para preparar o relatório, que será apresentado e discutido entre todos os participantes na segunda parte do curso de ambientação. A experiência vivida pelos novos servidores nas comunidades, segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do DRH, Vânia Venâncio, poderá servir para que o INSS analise a possibilidade de uma inserção maior dos serviços previdenciários nestes segmentos populacionais.

    Na segunda etapa do curso, os educadores do INSS irão aplicar aulas teóricas, com temas que permitirão ao servidor ampliar seu conhecimento sobre a Instituição. Com duração de duas semanas, esta etapa foi dividida em pólos e será executada em sete capitais.

    As aulas irão ocorrer em universidades e instituições educacionais, nas cidades de Brasília (Universidade de Brasília); Fortaleza (Colégio Ari de Sá Cavalcante); Recife (Faculdade Maurício de Nassau); Salvador (Universidade Federal da Bahia); Belo Horizonte (Faculdade Estácio de Sá); São Paulo (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) e Porto Alegre (Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

    A primeira e segunda etapas do curso serão realizadas até o dia 1º de agosto. A terceira parte será desenvolvida em oficinas nos próprios locais de trabalho. De acordo com a coordenadora, esta etapa é uma espécie de treinamento das tarefas que serão realizadas pelos novos servidores, devendo ser cumprida até o final do próximo mês.

    O INSS vem desenvolvendo uma série de iniciativas que visam aprimorar a relação entre servidores e segurados da Previdência Social. Entre as medidas, destacam-se os cursos de capacitação que têm, entre seus objetivos, conscientizar os profissionais do Instituto para uma atuação mais cidadã. A elaboração do curso de ambientação foi baseada neste princípio.

    Informações para a Imprensa
    Mauren Rojahn
    (61) 3317-5113
    ACS/MPS

  • Fonte: MINISTERIO DA PREVIDENCIAL SOCIAL
  • Autor: 
  • Localizar
  • Todos os registros
  • ©2007 - Escritório Central de Contabilidade - Sinop/MT (66) - 3531 2942